A princípio, as agências do INSS ficam fechadas até o dia 30 de abril. O órgão, no entanto, pode estender esse período, caso a pandemia perdure.
Neste período, as perícias médicas estão suspensas.
O segurado que já estava em benefício e havia requerido prorrogação, com perícia médica agendada para este período, terá seu benefício prorrogado automaticamente, assegura o INSS. Se o trabalhador tem um agendamento a partir de maio e as agências continuarem fechadas, o INSS diz que a prorrogação também será feita automaticamente.
Os segurados que requererem novo benefício neste período, serão submetidos à chamada perícia indireta. Nestes casos, o segurado terá que que enviar seu atestado médico por meio do site Meu INSS. No entanto, a nova ferramente ainda está em fase de testes.
O atestado anexado deverá conter assinatura do médico, estar legível e sem rasuras e indicar o período necessário de afastamento do trabalhador.
Importante: os benefícios serão renovados somente até que o atendimento presencial da perícia médica volte, quando deverá ser realizada a perícia pelo médico do INSS.
Se você fez o pedido de prorrogação e, mesmo assim, o INSS cancelou o pagamento, deve entrar em contato pelo 135 e requerer o restabelecimento. Acaso o benefício não seja restabelecido, o segurado deve recorrer, no próprio INSS e na Justiça.